terça-feira, 1 de maio de 2012

“Vou-me embora...”

Tamires Duarte


(Escuro. Silêncio. Cinza.) Meu cinza.

-Respeitável públ...Onde está o meu público? Voltem, eu ainda não me apresentei. Voltem e me ajudem... perdi as minhas cores. Ah cores, meu mundo está cinza, meu riso... mas que riso? Ele não mais existe. Como ser um palhaço cinza, num mundo colorido? Minha identidade é o meu nariz vermelho, e as cores, meu mundo é o palco, a rua. Pessoas. Se não tenho mais nada disso, quem sou eu? É como se eu não fizesse mais parte do mundo, me reduzi à sombra.

Costumavam me chamar de Pangaré, mas a vida real referia-se a mim como Benjamin. Passado, pois agora nem do meu presente eu sou dono. A maquiagem saiu, agora só resta o coração pintado nesta solidão. Aguardo o momento da minha apresentação no palco da ilusão.

São Filomeno, protetor dos comediantes e palhaços, peço a você o meu público de volta. Sou viajante do tempo e da história, meu ofício é trazer a felicidade. Minha técnica se tornou minha personalidade.
Será que eu ainda consigo te fazer rir? A plateia me aplaudia, e você me adorava. Não sei que papel faço, ontem fui seu amor, e hoje nem seu palhaço. O circo é feito da mesma matéria do sonho, e nesse relicário, eu achei meu espaço. Vou-me embora pro circo, minha colcha de retalhos, meu público voltará. Lá tenho a vida que quero, o destino que escolhi, e a liberdade de ser feliz.
Na vida a gente tem que fazer o que a gente sabe fazer. A câmera filma, o jornalismo escreve, e eu sou palhaço... Corta!

(Aplausos. Cortinas. Público)
(Luzes)... Então sonhei um sonho tão bom, desses que podem virar roteiro de filme.

(...)

Dando continuidade à programação do CIRCOVOLANTE – 4º Encontro de Palhaços, foi exibido nesta segunda feira (30) o documentário/making off “Palhaço.doc”,  fruto do filme “O Palhaço” de Selton Mello ( 2011. Imagem Filmes). O diretor do documentário, Marcelo Paes Fontes, esteve no SESI na companhia da atriz Teuda Bara para dividir com o público algumas histórias dos bastidores da produção. Os convidados também contaram detalhes sobre o processo de pesquisa, que envolveu viagens por todo o Brasil com o intuito de colher material para a produção e execução do roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário